BLOG

Festa em foco

Volta ao Mundo

Festa foi montada sob medida para comemorar 1 ano de Miguel 

Os pais de Miguel chegaram ao escritório de Fábio Daltro (@fabiodaltro), em Araras (SP), já com uma referência em mãos do que queriam para a decoração da festa de um ano do filho: o tema Volta o Mundo. “A história do casal fazia todo o sentido para a decoração escolhida, pois eles viajam muito”, conta Fábio. Embora muitas vezes a criança dê sinais do que mais gosta: bichinhos, personagens, música – são os pais quem escolhem o tema baseados no gosto da criança ou no do casal. 

O processo
“Hoje as mães são muito práticas, fecham negócio por WhatsApp ou e-mail, mas quando temos uma reunião presencial com o cliente fica mais fácil interpretar as informações e transformá-las em algo lúdico”, explica. Fábio acredita que é preciso criar um entrosamento com a cliente para traduzir seus sonhos na decoração da festa e, por este motivo, a reunião presencial é muito importante.
A definição da cartela de cores é o ponto de partida para elaborar uma decoração exclusiva. “A cliente me trouxe uma referência, o que ajuda a entender concretamente o que ela deseja. Mas cada decorador tem seu estilo e deve ter cuidado para não reproduzir o trabalho do outro. Ela queria o meu estilo impresso na sua festa!”, orgulha-se.
Com a arte do painel definida, todos os demais fornecedores se encarregam de criar seus produtos com a mesma linguagem. Uma semana antes da festa, Fábio se reúne com toda a equipe para repassar tudo o que será feito e rever a lista de itens que farão parte do cenário. O know-how de Fabio Daltro, com 25 anos de trabalho, conta muito na hora de montar a festa. “Onde vai cada elemento é algo intuitivo, que vai surgindo na montagem”, revela. 

O resultado
Para Fábio, os elementos que causam mais encantamento nos convidados são o bolo e os balões. “O decorador precisa ter boa dose de humildade para reconhecer que tudo o que faz é pano de fundo: os cenários são criados para destacar o rei da mesa: o bolo”, conta. Na maioria das vezes, Fabio elege o bolo cenográfico de pasta americana, criado exclusivamente para cada cliente. 
Os balões, por sua vez, remetem à infância e ajudam a contar a história da festa. Na festa do Miguel, a Rose Balões criou uma moldura de balões orgânicos em volta do painel. “É um resgate afetivo dos balões que eram feitos quando a gente era criança”, comenta Fábio. 
Para a festa de Miguel, foram usados os balões vermelho, azul e dourado. Mas nem sempre os tons desejados existem, é aí que entra a criatividade. “A indústria tem apresentando muitas alternativas, como por exemplo usar um balão dentro do outro para criar uma terceira cor. Assim, a cartela de cores de balão fica praticamente infinita”, comemora.
Toda festa tem seu grau de delícias e de tensão. Nesta, a maior preocupação foi em manter as Hortênsias – flores preferidas da mãe, em perfeito estado para a hora da festa. “Ela é delicada, não gosta de calor ou vento. Por isso, ficaram no ar condicionado, e foram ajeitadas nos arranjos uma hora antes da festa”, revela. O quesito surpresa também faz parte dos contratos de Fábio. Para a festa de Miguel, o decorador criou a entrada com uma cabine telefônica. “A cliente não imaginava e adorou”!”, conta.
Fábio acredita que o mercado de festas infantis está consolidado no Brasil, o que faz com que os fornecedores sejam cada vez mais profissionais e capazes de darem perfeito suporte em serviços, como o de design de balões, montagem de painéis, forração de chão, instalação de luz. Mesmo assim, Fábio Daltro mantém uma estrutura própria para a montagem dos arranjos florais e o acervo cenográfico.  A organização da empresa permite que ele atenda um raio de até 2 horas no entorno da sua cidade, Araras, incluindo Ribeirão Preto e São Paulo.

Foto: Pérsio Fotografias
Decoração: Fábio Daltro (Araras/SP) 
Balões: Rose Balões
Bolo e Doces decorados: Maria Gláucia
Doces tradicionais: Kombinha Candy Shop
Painel sublimado: Party Sign
Montagem: TM Personalização
Local: Castelo de Diamantes (Rio Claro/SP)
Personalizados: Reisa Maróstica

 

 

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!