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Bate papo

Márcia Landsmann Jornalista e mestre em comunicação e cúmplice dos amantes de balões.

Integração é a palavra

3 estratégias de divulgação offline que funcionam e suas combinações online

A internet transformou o modo de divulgar seu produto ou serviço. Raras são as empresas que ainda não se renderam aos recursos que o marketing digital oferece. 
Mas será que investir todos os seus recursos no meio virtual e deixar de lado o off-line é um bom negócio? Não, não é. Se você está fazendo isso, pense melhor. Integrar as estratégias de mídia online e off-line é uma necessidade absoluta para quem quer se conectar com o cliente e gerar fidelidade à marca.
Antes decontinuar,vamos deixar claro: o que é mídia online? É todo tipo de anúncio precisa da internet para ser visto. Exemplo: sites, blogs, portais, redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Youtube etc. E o que é mídia off-line? É a que já conhecemos de outros tempos, a tradicional. Exemplo: jornais, revistas, cartões de visitas, folhetos, banners, outdoors, TVs, rádios etc
A escolha dos canais que se vai trabalhar depende do objetivo específico de cada campanha e do perfil do seu negócio. Abaixo seguem 3 estratégias de divulgação offline que funcionam e suas combinações online, cada uma para um tipo de negócio diferente.

Se você ministra de forma presencial cursos, seminários ou congressos de decoração, pode:

• Colocar banners que atraiam a atenção do seu cliente para o próximo evento.

• Imprimir apostilas feitas no capricho, com layout agradável e didático e com todos os dados de contato da sua empresa, que vai ser útil por muito tempo depois das aulas (e fazer seu cliente lembrar de você positivamente).

• Manter um grupo no WhatsApp com os alunos é uma opção para manter a troca de ideias e esclarecimento de dúvidas, ao mesmo tempo que gera relacionamento.

 

Se você é decorador de festas pode: 

• Criar brindes úteis com sua marca, como calendários de mesa. Assim, na próxima festa ou evento ele se lembrará de você e terá seu contato fácil. 

• Presentear cada cliente seu no final do atendimento. Pode ser com uma bouquet de balão à gás ou uma caixa de doces. O importante é o gesto: além de lembrar de você, seu cliente irá lembrar com simpatia de você.

• Mostrar seu trabalho no Instagram. Para isso, conte com a ajuda de alguém que possa fazer fotos de qualidade, afinal, imagem é tudo. Ou quase tudo.

 

Se você tem uma loja virtual de acessórios para festas e eventos, pode:

• Ter sempre em mãos cartões de visita. Embora a loja seja virtual, o cliente é real. O cartão de visitas garante que sua marca se mantenha visível mesmo que esteja off-line. 

• Fazer campanhas promocionais no Google Ads e nas mídias sociais, divulgando seu negócio e criando possibilidade de relacionamento.

• Divulgar seu negócio no meio off-line, como rádio, tv, jornal ou revista especializada na sua área.

 

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