BLOG

Coluna do Wilson Sawaki

Decorador profissional: sem estudar não dá!

Você, pai ou mãe que está lendo esta coluna já deve ter falado mais de uma vez aos seus filhos: “Estude para ser alguém na vida!” Estudar é importante para quem quer ter uma carreira de sucesso. Pesquisas revelam que os trabalhadores com formação universitária recebem cerca de 219% a mais em relação aos trabalhadores sem ensino superior (Dados do IBGE). E dados da FGV diz que a cada ano de estudo o salário aumenta em média 15%. Podemos dizer com certeza que quanto mais qualificado for o profissional, melhores oportunidades ele terá em diversos quesitos e melhores rendimentos. Conclusão, quem estuda mais ganha mais. Ponto.

- Bom, isso todo mundo já sabe Sr. Wilson! Mas como isso se aplica no nosso mundo dos balões? Estou convencido de tudo que você falou! Só que nem imagino por onde começar...

- Ahaaaa!!! Aqui estou para ajudar você!

Primeiro, os decoradores precisam adquirir o hábito da leitura. Pode soar estranho, mas já realizei vários testes em cursos e seminários para saber quantas pessoas liam realmente todo o conteúdo das apostilas, e pasmem! Menos de 8%!

Nós temos ótimos instrutores que se dedicam a por um conteúdo técnico e teórico riquíssimos nas apostilas. Mas são pouco aproveitadas. (Não estou me referindo a desenhos e projetos. Estou falando de conteúdo técnico!).

Entendi que a forma de ensino técnico através da apostila se tornou pouco eficiente e insatisfatória, então passei a ensinar em aulas de ‘sacrifício’ toda a parte técnica e teórica. E isso já faço há mais de sete anos! Afinal, a cada dia entra e sai gente do mercado.

Um dia ao final de uma aula um aluno me questionou se eu sabia inflar balão. Isto porque eu só ensinei teoria das cores, regras de decoração, princípios de design e elementos. Eu admito, é uma aula chata! Mas é a aula mais importante para os decoradores! Estas aulas são raras no mercado. E mais raros ainda são instrutores capacitados a ministrar estas matérias teóricas. As aulas teóricas são chamadas de aulas de ‘sacrifício’, pois o instrutor ‘sacrifica’ sua aula para ensinar ao invés de exibir simplesmente aquilo sabe fazer.

Se você está achando minha conversa meio chata, saiba meu sentimento é de desespero quando me deparo com decoradores reclamando que ganham pouco, que não são valorizados, que não conseguem fechar mais festas, que os clientes não querem pagar o quanto se cobra, etc. Poxa! Mas estão querendo ganhar e ser valorizados como mega expert em decoração, sendo que não sabem como e quanto cobrar!? Não sabem sobre combinação de cores, ou como tornar sua decoração mais agradável usando a Proporção Aurea, como direcionar a atenção das pessoas usando sua decoração, como induzir as pessoas a comprarem determinados produtos com sua decoração, etc, etc...

Vou fazer uma proposta para quem leu até aqui, embora seja contra a política da Revista Arte com Balões e Festas quero arriscar e fazer essa experiência: mande um ‘Oi” no meu Whatsapp 11 99602.9780 e envio uma lista de matérias obrigatórias para o bom decorador profissional.

Abraços! E vá estudar!

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!