BLOG

Expo Parques e Festas

Expo Parques e Festas 2018

Pela primeira vez, a Riberball Pic Pic ficou encarregada da decoração do saguão de entrada da Expo Parques e Festas - Feira Interacional de Produtos e Serviços para Parques, Buffets e Festas. Esta foi a 12ª edição do evento, que ganhou três decorações de encher os olhos. Com projeto de Alisson Vasconcelos, o cenário Encantados e Fabulosos trouxe unicórnios feitos com técnicas que deram suavidade às esculturas. Do mesmo autor, Santa Maria e José foi outra escultura que iluminou a entrada do pavilhão que dava acesso aos eventos simultâneos da Francal. Grandiosos Flamingos também chamaram atenção do público visitante. A criação de Wilson Sawaki é um dos temas mais pedidos em festas e eventos, e foi motivo de aula no stand dos Balões Pic Pic. Os trabalhos ganharam vida pelas mãos dos projetistas e também pelas de profissionais experientes: Alex Souza, Alexandra Santos, Ana Carolina Miller, Franciele Lima, Kátia Inês, Lulu Oliveira, Patrícia Godoy, Sayara Aguiar e Silmara Aguiar.
No stand da Riberball Pic Pic foram realizados 12 minicursos ministrados por instrutores de peso, como Wilson Sawaki, Fabio Raian, Rui Palácio, Elisa Tomita, Alex de Souza, Silmara Aguiar, Franciele Lima, Adriana Sedlak e Sarah Mustafa. As miniaulas atenderam vários níveis de necessidades: do iniciante ao avançado, ensinando como compor materiais em festas, manipular balões e técnicas de escultura em balões. 
O resultado das atividades e da beleza das decorações só podia ser sucesso: um grande número de pessoas visitando o stand e espantando a preocupação provocada pela paralização do setor de transportes que parou o Brasil uma semana antes do evento acontecer. “Este ano de 2018 mesmo com todas dificuldades enfrentadas pela manifestação dos caminhoneiros, a feira foi um sucesso e comparativamente com anos anteriores, consideramos uma das melhores. Stand super movimentado, sempre cheio, muitas visitas de clientes do Brasil inteiro e do Mercosul e decoradores do Brasil todo. Tivemos também o jantar com a equipe de representantes: mais de 70 presentes na feira!”, comemora Daltevir Toledo, diretor comercial e de marketing.

 

Esculturas em alta

Enquanto uns apostam em arranjos, outros investem em esculturas. Algumas com estruturas de impressionar! A Balões Art-Latex trouxeram para seu stand criações desenvolvidas durante aulas ministradas no Snab – Seminário Nacional de Arte com Balões – evento simultâneo à Expo Parques e Festas. Uma cabeça de pantera, inspirada no filme Pantera Negra, feita pela dupla Wesley Fábio e Rodrigo Seabra, da WF Balões, chamou muito a atenção pelas proporções agigantadas. Trabalho não menos atraente feito pelos mesmos profissionais foi a entrada do pavilhão, com ursos panda em meio a uma vegetação feita com os novos balões de 14” e 16” dando boas-vindas aos visitantes.
Durante os cinco dias de evento, a dedicada equipe da Balões Art-Latex animou a todos com trabalhos diferenciados, como a boneca de perna de pau vestindo só balões Ligball; ou as mãos gigantes e articuladas criadas com os lançamentos 3:50” e 6:46” por Maurício Riquelme e Gabriel Folguerar. O grande arco orgânico instalado no stand foi feito com diversos tamanhos e cores de balões, inclusive lançamentos. Outras surpresas agradaram os visitantes, como os novos temas para balões: abacaxi, flamingo, melancia, chuva de bênçãos, panda baby, panda e cactos. 
Mas não foi fácil criar tantas atrações no espaço de 100m². Se normalmente se leva quatro dias para deixar o stand pronto, desta vez, o prazo encolheu pela metade! “Contratamos um ônibus de turismo por conta da falta de transportes de carga aqui no Rio e colocamos nossa carga - 344 volumes - no bagageiro e a equipe toda foi em cima”, conta Gabriel Corrêa, supervisor de marketing. “Chegamos por volta das 4h20 da manhã no pavilhão e graças a Deus não pegamos nenhum bloqueio na estrada por conta da paralisação”, continua. 
Foi preciso criatividade para ver realizado o stand pensado para compor em harmonia a identidade visual das empresas Art-Latex e Amalu, indústria carioca do mesmo grupo, que fabrica descartáveis, brinquedos, acessórios para balões e até bolhas de sabão. “Entramos com o ônibus no pavilhão! Isso ajudou muito a encurtar o prazo e conseguimos iniciar a montagem da cenografia às 7h da manhã. A decoração da entrada do pavilhão e do stand foram feitas em tempo recorde”, completa. Corrêa divide os créditos também com a montadora, que manteve o trabalho apesar de todo o clima de incerteza, e os seguranças e bombeiros da Francal que ajudaram até a descarregar o material.

 


Empreendedor

A Air Pump Balloons marcou presença este ano na Expo Parques e Festas num espaço mais enxuto e bastante prático. “O Espaço Empreendedor é uma ótima oportunidade para novas empresas experimentarem a feira como expositores, pois tem um custo reduzido e um espaço bem útil com estoque e tudo”, diz Wilson Fernando Fraga, proprietário. “O único inconveniente foi ter ficado numa área separada do setor de festas”, diz. Mesmo assim seus produtos fizeram sucesso e o resultado foi medido em vendas e prospecções. 

 

Lançamentos

Também a Plasteng, sediada em São Paulo, não encontrou problemas para levar seus produtos aos consumidores durante a Expo Parques e Festas. “No entanto, alguns clientes de outros Estados, de fato, deixaram de vir”, revela Roberto Rosenberg, diretor. Além desta diferença apontada em relação a edições anteriores, Rosenberg notou uma alteração no consumo dos clientes. “O mercado está muito mais para produtos de momento (Copa e Amor) ao passo que em outros anos, vendíamos Halloween e Natal, coisa que não aconteceu”, diz.
A Plasteng conseguiu atender bem a procura, pois apresentou uma linha exclusiva para a Copa e para o Dia dos Namorados: balões metalizados de coração 24” holográficos, balões Sphere 3D bola de futebol verde e amarela e balões de látex de três pés com estampa de bola de futebol. No hall de novidades, destaque também para a coligada Plastifer, que pela primeira teve um stand só para ela, e lançou canudos plásticos biodegradáveis e canudos de papel verde e amarelo para a Copa. “Alguns destes canudos podem ser usados em arranjos de balões e acoplados nas varetas dos balões incrementando e dando muito charme aos arranjos”, sugere Rosenberg.
O balanço geral foi positivo e deu motivos para a empresa comemorar. “Lançamos uma linha de balões Bolha de excelente qualidade e preço que fez muito sucesso. Vendemos mais de 3 mil unidades!”, finaliza.

 

 

Orientação para o mercado 

A participação da Balões São Roque na Expo Parques e Festas desse ano rendeu bons negócios e contatos. “É fundamental estarmos presentes. E embora a feira tenha ocorrido no feriado de Corpus Christi, de 1º a 5 de junho, o movimento foi bom”, avalia Guilherme Chueiri de Souza, gerente nacional de vendas e marketing. 
Para a empresa localizada em São Roque (SP), a cerca de 80 quilômetros da capital, a paralisação não comprometeu o planejamento de exposição da empresa. Aproveitando as criações feitas no Snab por sua equipe, a Balões São Roque foi decorando o stand e atraindo ainda mais olhares. Para reforçar a presença na Expo Parques e Festas, Fabi Almeida, fez esculturas ao vivo. “Fazia fila para assistir ela fazendo personagens do Star Wars, bonecas e princesas” lembra Souza. Viviane Almeida também mostrou seu talento, e visitantes aproveitaram para fazer lettering nos balões por um profissional contratado.
Apesar de todo o agito, os destaques ficaram para os lançamentos de estampas e do planograma, que é um gráfico que orienta o posicionamento de um produto no expositor. “Mostramos como o varejo pode expor os balões São Roque no ponto de vendas de forma favorável”, explica.

 


Bons vizinhos

Este ano, nós da Revista Arte com Balões e Festas deixamos o stand livre para receber as novidades dos nossos parceiros. Uma iniciativa que gerou ansiedade, pois não sabíamos qual seria o resultado final. Aliás, expectativa que circundou a todos nesse evento. E, como todos, tivemos um final feliz. 
Aos poucos o stand foi ficando mais e mais bonito com as esculturas e os bouquets de balões feitos com os principais lançamentos enviados pelos nossos parceiros. Também o time do Twister Brasil revezou no nosso stand atraindo pessoas curiosas e fascinadas pelo trabalho. E como nos anos anteriores, um inflador Hobby Air Pump foi sorteado.
A Revista ganhou um espaço diferente esse ano. Embora o tamanho seja proporcional aos stands anteriores, a localização estava um pouco mais afastada dos nossos grandes anunciantes e mais perto de empresas interessantíssimas, como o Bendito Unicórnio, que levou seus bolos cenográficos encantadores para vários stands, como o da Duster Festas, Só Boleiras e Mara Decorações. 
Muitas outras empresas mereciam estar aqui, na Revista. Não só por terem feito muito bonito durante o evento, mas também porque grande parte delas aderiram aos balões e presentearam os visitantes com um stand mais bonito. Mas 2019 está aí, e a Expo Parques e Festas já tem data: de 31 de maio a 3 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Quem sabe na próxima conseguimos apertar um pouquinho o espaço e fazer caber mais e mais novidades para você? Até lá!


 

Superação

De acordo com release oficial divulgado pela Francal feiras, este ano foi um marco de superação. “Mesmo com a greve dos caminhoneiros, nossos expositores, palestrantes e equipe técnica, passaram por cima dos contratempos e encontraram alternativas inteligentes para manter os eventos com a mesma qualidade das outras edições. Essa é a prova de que a determinação pode superar barreiras”, acredita Lúcia Cristina de Buone, gerente de negócios.
A Bonus Infladores, por exemplo, enfrentou muitas dificuldades para vir de sua cidade Blumenau (SC) para a Expo Parques e Festas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). “As dificuldades começaram a diminuir um dia antes da feira”, conta Carlos Reinaldo Mette, proprietário. Ele lembra que a situação no transporte começou a se regularizar somente depois de terem conseguido carros a gás e a diesel. “O que foi de maior valia, foi sabermos que podemos contar com nossos clientes na hora do aperto, haja visto que como não conseguimos caminhão para transportar nossos produtos, nossos clientes de São Paulo, lojistas, nos ajudaram emprestando toda nossa linha de produtos para exposição no nosso stand”, agradece. 
Apesar da dificuldade, a Bonus Infladores conseguiu apresentar um novo produto: as bases de plástico. Elas são coloridas e, com água, pesam um quilo. E também os kits de coluna, que vem com a base e quatro tubos.
Graças a todo o esforço e união, o stand da Bonus Infladores atraiu muitas visitas, elogios, clientes novos, novos negócios e tudo o que se espera de uma feira de sucesso. “A lição que fica é a de que quando existe crise, o brasileiro sabe ajudar um ao outro e resolver ou passar por cima”, finaliza.


 

Encanto

A Happy Day viveu momentos de incerteza compensados com sucesso absoluto nesta última edição da Expo Parques e Festas. “Foi uma corrida contra o tempo, caos logístico, quase desistimos de ir, mas com hora extra da montadora e esforços internos deu tudo certo. Na abertura da feira o stand estava pronto!”, lembra Marcelo Lima, gerente de marketing.
A dedicação valeu a pena! “Este ano foi o melhor para a Happy Day em termos de negócios fechados e vendas no stand”, garante Lima. Um dos motivos da grande procura foi o lançamento do balão Alumínio 5” e 9”. Sua textura é mais cromada e também ganhou nova embalagem. 
A empresa também reservou outras novidades para os visitantes: balões 11” temáticos. Eles vieram em estampas super em alta: Melancia, Abacaxi, Panda, Black Panther, Chá de revelação, Chuva de amor e Flamingo. 
E para animar os visitantes, Eduardo Seiti  liderou um grupo de twisters, entre eles Paulo Cruz, Marcelo Bixigão e Tio Alegria. Os animadores mostraram suas habilidades para criar personagens feitos de balão com a técnica de torção. “Foi ótimo! Nosso stand estava sempre cheio e formava fila para pegar as artes”, alegra-se Lima.

 


Por um mercado mais profissional

O SNAB – Seminário Nacional de Arte com Balões é um evento simultâneo à Expo Parques e Festas já consolidado como o principal encontro profissionalizante do setor. Há uma década, o seminário atrai profissionais iniciantes e experientes em torno de especialistas, que ensinam novas técnicas e abordam temas atuais. Diferentes empresas do setor são responsáveis por patrocinar as aulas e, com isso, possibilitar a ampliação de um mercado mais profissional.
A Riberball Pic Pic levou Etsu Flores, Vinícius Kopp e Alisson Vasconcelos. A Balões Art-Latex levou Mauricio Riquelme, Rodrigo Seabra e Wesley Fabio. A Balões São Roque contou com Fabiana Vale e Viviane Furlan. Já a Happy Day teve Eduardo Seiti, Tiago Miguel e Everson Simizu. Também a Plasteng contribuiu garantindo a aula de Guacirema. Outros nomes importantes do setor fizeram a grade de programação ainda mais atraente. Entre eles, Regina dos Anjos e Federico Onida.

 

Brincadeiras que constroem

O ENAI – Encontro Nacional de Animadores Infantis inovou no formato mais uma vez, e investiu num formato mais voltado para congresso e gestão dentro do pavilhão do Expo Center Norte (SP). Esta foi a 12ª edição do maior evento voltado principalmente para líderes, empresários, gestores do setor. Durante a animada (como não ser?) programação, os animadores do Brasil inteiro aprendem com profissionais que são referência no mercado, como Maria Celia Malta Campos, presidente da Abbri – Associação Brasileira de Brinquedotecas.
“É importante participar do Enai porque as maiores empresas buscam profissionais com nossas referências”, diz Cilene Gomes, idealizadora e realizadora do evento. “Um dos nossos staffs, por exemplo, saiu do evento este ano empregado. Ele foi indicado para uma empresa por um dos palestrantes”, conta Tabata Vieira de Souza, organizadora, assessora de eventos e docente de ensino superior do Grupo Educacional Hotec, que em parceria com o Enai levou seus alunos do curso de Eventos e de Hotelaria para vivenciar uma rica experiência participando dos bastidores de um evento importante, e de palestras e oficinas. “Além de vivenciar a prática de eventos, os alunos também tiveram contato direto com profissionais da área”, fala. 
“Também a parceria da Hotec com a Ablar e a Revista Arte com Balões e Festas ampliou o leque de experiência”, conclui. Os alunos deram apoio no atendimento aos visitantes no stand da Revista e apresentaram ao público a  Ablar – Academia Brasileira de Lazer, Animação, Recreação e Entretenimento Infantil. A ideia é oferecer ao profissional de animação e entretenimento infantil uma representação forte e defesa dos direitos. A Ablar é pautada por um código de ética e irá oferecer inúmeras vantagens, como seguro de vida. O conselho administrativo e demais cargos serão apresentados até o fim do ano.
Aproveitando a nova pegada do Enai, a direção inovou no site, deixando o ambiente mais inteligente, e fácil de navegar. “Está mais dinâmico, mais rápido, possui área com login para fazer todas as interações de modo mais seguro”, conta Cilene. Para quem prefere navegar pelo celular, o Enai tem um aplicativo de 2017 em pleno funcionamento. 
Com tanto trabalho e respostas positivas, o próximo Enai já está marcado. Será de 31 a 3 junho, e virá recheado de workshop, painel, palestra, debate, oficina, show, visitas e atividades na feira. Ah! E muita, muita brincadeira nova!

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!