BLOG

Artigo Wilson Sawaki

Orgânico fácil

Técnica pode ser econômica e prática

Olá, caros leitores! Hoje venho aqui com um assunto muito pertinente e tem relação com uma aula que ministrei no seminário ABB de 2015. Nessa ocasião apresentei uma decoração Tropical e, no painel de fundo, utilizei uma técnica de decoração orgânica. E essa mesma técnica eu utilizei na aula ministrada num seminário, em São Luis do Maranhão, porém com outro tema: Fundo do Mar. Foram vários cursos ministrados com a mesma técnica, porém com temas variados. 
A decoração orgânica já esta rolando há certo tempo, e o que mais se vê por aí são arcos, colunas e contornos seguindo essa tendência, porém o mercado já está exigindo uma variação maior de itens decorativos deste lindo conceito. E o assunto mais pertinente que chega até a mim é exatamente isso: “Wilson, como você fez este painel orgânico, pois minha cliente quer um fundo de balões?”.
Caros leitores, vou passar aqui o segredo de como é confeccionado este painel. Primeiro vou passar o material que utilizei para conseguir o efeito desejado: telas TDB, lembrando que cada tela tem 30cm X 30cm, ou seja, se você precisar de um painel de 3m de altura, você utilizará 10 telas na vertical; e se o painel tiver 4,5m de largura, você usará 15 telas na horizontal. Para saber a quantidade de telas, basta multiplicar largura X altura do painel. Neste caso são 150 telas. Se em cada caixa de TDB vem 15 telas, você precisará de 10 caixas TDB.
Com a quantidade necessária de telas, você passará a clicar tela com tela até montar o painel. Feito isso, instale os canos de alumínio ou ferro no painel com os acessórios que já vêm na caixa. Utilize uma base firme e pesada para seu painel ficar estável.
Agora vamos preparar os balões da seguinte forma: infle balões de 9 polegadas para fazer duplets de dois balões inflados nas seguintes medidas 
(em polegadas): 7 X 5; 7 X 7; 7 X 9.
Aplique os duplets na tela TDB da seguinte forma: os balões inflados a 7” devem ser aplicados na tela e o outro balão deve ficar pendurado do lado de fora da tela. Os duplets devem ser aplicados à tela de forma aleatória e mais distinta possível, pois assim obteremos um resultado desejado.
Fazendo desta forma, temos o controle total da medida desejada, pois as telas medem 30 X30 cm, cada. Essa técnica permite calcular a quantidade exata de balões necessários para a decoração, um quesito muito difícil de mensurar quando se trata de decoração orgânica. No exemplo que dei, usamos 150 telas TDB, cada uma com quatro lacunas para aplicar os balões. Então vamos aos cálculos: se cada tela utiliza quatro duplets, multiplique por 150 telas, e teremos 600 duplets, de dois balões, cada. Resultado final: 1.200 balões.
Além de facilitar a montagem antecipada da decoração em outro local, essa técnica permite transportar o painel inteiro ou em partes. Por exemplo: você pode dividir seu painel em três partes iguais de 1,5m para facilitar o transporte e para instalar no local definitivo, basta clicar novamente as telas. 
Criando suas decorações orgânicas com essa técnica, você utiliza menos balões por área. E menos balões para inflar, significa menos horas de trabalho, menos mão de obra, menos energia, menos nylon... em resumo, maior produtividade! E isso é o que devemos buscar em nosso trabalho. Encante seus clientes, esse é o meu desejo. Mas utilize técnicas que melhorem sua produtividade e tragam lucros!
Um abraço!

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!