BLOG

Inspiração Thiago Miguel

Experiência Internacional

Portas abertas para novos aprendizados profissionais e de vida 

Tiago Miguel da Silva Dalçoquio, 30, é o Tiago Miguel, do Balão Mágico, do Eu Amo Balões e instrutor de inúmeros cursos espalhados pelo país.  O catarinense nascido em Três Barras, município de apenas 20 mil habitantes, rompeu barreiras e foi ainda mais longe. “Ganhei o primeiro lugar em um grande concurso, e resolvi participar de uma convenção de balões em San Diego, na Califórnia”, conta. Um sonho para quem já está há mais de 10 anos no mercado de decoração com balões, e começou fazendo o aniversário de oito anos da irmã, Ana Paula.
Para preparar o caminho, Tiago entrou em contato com dois amigos que o incentivaram a ir em frente: Dante Longhi e Eve Antonello, ambos vivem nos EUA e são profissionais de decoração com balões. “Dante me propôs ir antes do evento para uma vivência na sua empresa, Dream Factory Balloon, e na de sua sócia, Karen Ford, a Balloonworks”, conta. Tiago correu para organizar toda a documentação e viajou em agosto de 2017. A primeira parada foi em Kenilworth (Nova Jérsei), onde passou todo o mês com Dante e sua família. Em setembro, seguiu para Easton (Pensilvania), para trabalhar com Karen. Já se sentindo mais seguro, passou de outubro a janeiro deste ano vivendo sozinho em Elizabeth (Nova Jérsei). “Aluguei um quarto para morar, pois queria ter a experiência de um americano”, diz.
E valeu a pena. Embora a saudade da família e dos amigos ter apertado em vários momentos, Tiago garante que a experiência trouxe crescimento profissional, com o aprendizado de novas técnicas; mais conhecimento, como o de uma nova língua – ele chegou ao país sem falar nenhuma palavra de inglês!; e autoconhecimento. “Essa foi, certamente, a melhor experiência que tive nessa viagem”, garante, lembrando que não enfrentou situações desagradáveis. “Da chegada até a volta vivi momentos únicos que quero levar comigo. A experiência com a neve foi fantástica, viver em um país onde tudo é extremamente funcional me deixou bem à vontade. A educação das pessoas me surpreendeu. As amizades que tive sem dúvida alguma foram surpreendentes...”, lembra.
“Hoje o Brasil está bem representado por profissionais na área de balão e possui grandes nomes de instrutores, mas ir para outro país certamente fortalece o currículo”, acredita. E ensina: planeje para que tudo seja feito da melhor forma possível. “Eu, por exemplo, deixei meu sócio e funcionária cuidando da empresa e tudo teve que ser como foi planejado para não afetar os eventos e os clientes”, conta. E recomenda que outros profissionais busquem uma experiência no exterior, seja onde for. “Tenho certeza de que a Europa tem um bom mercado na área”, revela. 
Tiago faz planos para o futuro: terminar o curso superior de Administração de Empresas e fazer pós em marketing com especialização em vendas. Continuar viajando e ensinando a arte com balões para todo mundo. E quem sabe esticar um pouco mais a estadia? Só que a próxima parada será Itália. “Quero conhecer um pouco mais dos EUA e também a Europa. Amo o nosso Brasil! Mas tenho certeza que terei ótimas oportunidades no exterior”, completa.

 

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!