BLOG

Especial


Home Party Decor 

Aconchego, privacidade e capricho na nova onda de festas

Personalizar já não significa mais só colocar o nome da criança na sacolinha de lembrancinha ou no topo do bolo. O que traduz os desejos de quem quer uma comemoração única é exatamente a singularidade do conjunto: balões, decoração, doces e bolos, enfim, o anfitrião deve estar retratado no ambiente. E se puder ter a mão dos mais próximos, tanto melhor. Produtos e serviços devem apontar para a identidade do aniversariante com toques de DIY - sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que significa Faça Você Mesmo. Vemos essa tendência crescer com força nos últimos tempos nem sempre entre os que procuram economia, ou uma festa ao estilo “casa da vovó”, mas principalmente entre aqueles que desejam criar um ambiente aconchegante e megacaprichado para receber familiares e amigos mais próximos.
Lembrancinhas afetivas

Vanessa Cachiello, da Balinha e Balão (SP), conta que desde que começou a trabalhar com decoração, há seis anos, a procura por festas em domicílio aumentou. “Em parte por causa da crise, em outra porque as mães estão ficando cansadas do formato fechado do buffet”, explica a mudança de comportamento do seu público. “Atendo em buffets, mas 80% são em domicílio e em alguns restaurantes”, revela. “A gente vem crescendo 20% ao ano por causa do clima gostoso, sem horário engessado, e com a festa sendo realizada perto de casa. Hoje buffets que se adaptaram estão sem agenda”, avalia.
Ela tem feito festas como a da Natália, mãe de Antônio, que se uniu a avó e a tia-avó da criança para desenvolver as lembrancinhas em torno do tema da festa Fazendinha: cactos de crochê e bichinhos da fazenda em latinhas com biscoitos, e deram à comemoração um toque afetivo. Vanessa se encarregou de decorar, organizar e contratar fornecedores de brinquedos, alimentação e decoração de balão, e ainda personalizou a decoração colocando na frente da mesa de bolo bandeirolas feitas à mão exclusivamente para Antônio.
Essa festa, aos moldes de muitas outras, ocorreu no salão de festas do prédio, e contou com 120 convidados. “A família quer participar, mas também preza pela comodidade de tratar com uma só empresa, o que facilita o processo porque tudo entra na mesma sintonia, ganha a mesma linguagem”, diz.  Mesmo com apenas um aninho, Antônio interagiu com a decoração. Talvez essa proximidade se dê também pelo fato de Vanessa ter feito o chá de bebê de Antônio e já conhecer o perfil da família. “São católicos e queriam uma referencia religiosa na decoração de tema Santo Antônio”, lembra. Na ocasião ficou encarregada apenas da decoração. Conquistou a todos e ganhou a confiança da mamãe, que já pensa na festa de dois aninhos.

PROJETO E DECORAÇÃO: Balinha e Balão
DECORAÇÃO DE BALÕES: Flyballoon
BALÕES: São Roque
FOTOS: Foto Bambini / Talissa Violim
BOLO E DOCES DECORADOS: Dolce Favola
MACARONS: Macaron e Cia
DOCINHOS TRADICIONAIS: Cozinha da Tia 
MOBILIÁRIO: Cris Locações
ACERVO: Fetes Locações Criativas
BUFFET: Buffet Balinha e Balão
BRINQUEDOS: Toys Diversão Garantida 
LEMBRANCINHAS: Cactos de Crochet e biscoitos: vovó do Antônio; e Latinhas dos Biscoitos: Carol Affonso
SACOLINHA DE BICHINHOS E DEDOCHES: Mflordepano (tia-avó do Antônio)

 

Memórias de infância

“Gosto de usar itens de decoração da própria casa e crio mesas sem exageros. Isso permite algo charmoso, afetivo e sustentável!”, conta Renata Freire, da Re.Criando Festas (SP). Ela conta que tem atendido muitas comemorações numa linha mais “sustentável”, seguindo a tendência da home party decor, levando objetos particulares, como móveis, porta-retratos e vasos para incorporar à decoração da festa. “Itens de casa vão para a festa contar a história da casa. E voltam para casa para contar a história da festa”, explica.
Para Renata, a crise é a maior responsável pelo resgate do conceito de festas mais intimistas. “Vemos essa tendência muito forte voltada para crianças maiores, que os pais deixam e depois buscam. Essas comemorações perdem um pouco de tamanho e altura, sem mesa e bolos altos para a criança não precisar ir para o colo. No Rio de Janeiro já é realidade, e está chegando com tudo em São Paulo”, garante. Além do formato sintetizado, as festas voltam para a casa do cliente. “Em junho já tenho sete festas agendadas, e só uma é em buffet”, revela.
Renata defende que festas legais têm que trazer à tona memórias afetivas e deixar marcado na criança os sabores da amizade, recuperado cada vez que se sente o cheiro de pipoca ou o sabor do brigadeiro. “É legal resgatar a ideia do porquê comemorar o aniversário”, acredita. Por isso, alguns itens do passado voltam repaginados, como as festas menores, e o uso do balão. “Gosto de usar o balão personalizado em festas criativas, dar a ele o papel quase principal da decoração”, conta. Isso tudo sem deixar para trás tendências de temas, como sereia, e de cores, como o roxo, e o balão furta-cor.
O desafio de personalizar cada comemoração já começa em casa, com a filha de cinco anos. Os temas escolhidos pela criança sempre estimula Renata a experimentar novas combinações criando um clima muito particular às festas. Este ano, a pequena quer o tema Barbie Espacial. Também há clientes exigentes e muito inventivas, como outra garotinha de cinco anos, que é apaixonada por fotografia. “Ainda estamos decidindo se a festa terá como tema Sereia que gosta de fotos; ou o mundo particular, usando elementos do quarto da aniversariante”, conta. 
 

PROJETO E DECORAÇÃO: Re.Criando Festas
FOTOS: Brincar Eventos, por Daniel Kaufman
DONUTS: Doceria da Nana
DOCES EXCLUSIVOS: Atelier Mariana F. Junqueira 
ITENS EM BISCOITO: Bem-vindos por cenógrafos por Sandra Schimit
PAPELARIA CRIATIVA: Apaixonartes Personalizados
ACERVO: Pop Mobile Locações 
CARRINHO VINTAGE: Fetes Locadora
PAINEL: Exibir Paineis 
AMIGURUMI: Historia sem fim/ amigurumi

 

 

Identidade única

“Não existe uma decoração com minha assinatura. Entendo o que o cliente quer e trabalho com a identidade dele, seja em algo mais sofisticado ou rústico”, conta Milena Borges, da Jazz Assessoria e Decoração (SP). 
Sua empresa nasceu em 2013 e de lá para cá Milena assistiu o mercado mudar, a mãe cliente querendo colocar a mão na massa. Ainda há quem queira sofisticação e pouco envolvimento com o planejamento da festa, mas a procura por festas afetivas aumentou significativamente, o que significa ter um trabalho tão caprichoso quanto qualquer outro. “Você não coloca qualquer coisa na mesa. Costumo aproveitar elementos pessoais do cliente e harmonizar com os demais itens. E quando a mãe não se sente confortável com isso, simplesmente não fazemos. Buscamos alternativas para deixar a festa com o jeito dela”, garante Milena. 
Um exemplo disso é a festa de Jorge, um garoto de três anos apaixonado por aviões. Sua coleção foi para a mesa de bolo junto de outros itens decorativos do seu quarto. “Ele mesmo colocou os aviões na mesa”, conta Milena. “Peças com o tema Avião Comercial são difíceis de serem encontradas, então desenvolvi muita coisa, como a pista, os hangares, a torre de controle e as malas estilo Rimowa. Gosto muitooooo de detalhes e por isso os potes com pirulitos eram decorados com algodão para que parecessem com nuvens. E mandei fazer duas aquarelas com imagens de aviões decolando e entre nuvens”, explica. “Ah no final, ele me olhou e disse ‘Tia Milena gostei muito do seu trabalho!’. Exatamente com essas palavras. Quase morri de amores”, completa.

PROJETO E DECORAÇÃO: Jazz Assessoria e Decoração
DECORAÇÃO COM BALÕES : Uma Balões
FOTOS: Compose.Co
BOLO E DOCES DECORADOS: Docices By Chico Zinneck
DOCINHOS TRADICIONAIS: Cake Sweet And Sugar
HANGAR, PISTA E TORRE DE CONTROLE: Letrix 
AQUARELAS: Giz Papel Tesoura Etc
MALAS DE PAPEL: Contagime
PEÇAS: Ella Arts
DECORAÇAO FLORAL: Clayton Freitas

Capricho e tendência também em casa. Milena fez a festa de seis anos do filho com o tema Copa do Mundo nos padrões de festas mais intimistas, apenas para os amiguinhos, no salão de festas do prédio onde moram. Na mesa foi colocado o luminoso M, que era do aniversariante, assim como um dos troféus que está sobre a mesa. E as bandeirinhas que decoram a mesa foram feitas pelo aniversariante e seu pai. Docinhos tradicionais foram feitos pela avó do aniversariante. 

PROJETO E DECORAÇÃO: Jazz Assessoria e Decoração
BALOES: DG Balloons
FOTOS: Compose.Co
BOLO E DOCES DECORADOS (Bonecos – Torcedores): Docices By Chico Zinneck
PAINEL JEANS/MESA CAVALETE JEANS: Criarhh
BOLAS: Decathlon
PAPELARIA: Loja Scrapsis
PEÇAS: Pop Mobile
LUMINOSOS: Sweet And Sour Brasil
DECORAÇAO FLORAL: Clayton Freitas



Faça você mesmo

Rui Junior, da Crie Recrie (SP), é especialista em decoração com balão e leva seus trabalhos para as festas através de parcerias com organizadores e decoradores. Uma das parceiras mais atuantes é Nicolly Azevedo, da Salato & Dolce Eventos e Locações. O público da empresa é bem definido: festas intimistas, menores e personalizadas, mas não querem ter trabalho. Por isso, Nicolly conta que incorporou o serviço de buffet ao de decoração. “O serviço de buffet atende a todo tipo de exigência, do  menu sofisticado à pipoca e cachorro quente”, conta Nicolly. E isso garante um serviço completo - da montagem à limpeza - com orçamento enxuto, uma vez que geralmente essas festas são domiciliares e não têm custo por hora ou mesmo horário para terminar. 
Um exemplo foi a festa de Giselle, 30, com tema Festa Tropical - Flamingo. Além de ser na residência da família, e ter uma pegada mais intimista, a própria aniversariante se encarregou de criar os arranjos de mesa com flamingos; pintou vidros de maioneses e colou as aves em EVA; comprou as flores dos arranjos; e sua tia providenciou os enfeites de topo de doce. Com tanto capricho, Carla Pereira, da Crie Recrie, se inspirou e ofereceu a escultura de balões que ficou ao lado da mesa. “Foi um sucesso!”, comemora.
Esse tipo de iniciativa impulsiona os negócios. Carla abriu há cerca de um mês uma loja virtual e com a onda DIY – Faça você mesmo – investiu em avulsos. “Balão revelação está saindo muito”, fala. E pelo mesmo canal já fez uma festa com o tema Masha e o Urso. “A mãe e a tia que fizeram tudo!”, conta. “Contrataram uma árvore e a moldura para painel. Também fizemos dois arranjos de balão de gás hélio que ficaram na porta e depois foram distribuídos para as crianças. Ficou uma graça!”, completa.

DECORAÇÃO DE BALÕES: Crie Recrie Balões
DECORAÇÃO: Salato & Dolce Eventos e Locações

 

Gostinho de infância 

A festa sempre começa com uma mamãe dedicada e zelosa, e então tudo o mais acontece. Para o filho Thales, de oito anos, a mãe se dedicou a fazer o bolo e os minibolos, os biscoitinhos e ainda montou as lembrancinhas. O resultado ficou impecável.
“É importante sempre ser original!”, fala Mauricio Carvalho, da Ideias de festa – Manaus (AM). Ele foi o responsável para deixar os elementos harmônicos e incluir detalhes únicos na comemoração do garoto, como o boneco do Menino Maluquinho – tema da festa. “Foi criado para esta ocasião e acabou sendo um presente para o aniversariante!”, conta. Outra boa pedida nas festas de Manaus, apontada por ele nas decorações são os cenários, mesmo para festas bem pequenas.
Esta foi uma comemoração colorida, alegre e com gostinho de infância. E 90% das pessoas que procuram Maurício, querem essa pegada de exclusividade. “São clientes com poder aquisitivo alto, que valorizam a personalidade, a originalidade da decoração, mesmo com um tema repetido”, explica. O próprio Maurício quando começou a atuar estava em busca de originalidade para as festas da filha pequena. Agradou e virou profissão. 

PROJETO E DECORAÇÃO: Ideias de Festa
BALÕES: Festeje by Julie
FOTO: Jaqueline Bastos
PAINEL: Pontual Comunicação Oficial 
MESAS: Ville Locare Decor 
PAPELARIA: Sonho e Magia Scrapfesta 



Para sempre arco-íris 

Festas sempre são especiais, mas às vezes a gente quer mesmo dedicar nosso tempo para demonstrar o quanto as pessoas nos são caras. Esse é o caso de Janaina Lima, mãe de Julie, que completou seu primeiro ano cercada de amor. A recepção para 50 pessoas foi num espaço na Granja Viana (SP) com jeito de casa. “Busquei algo aconchegante, simples, como se fosse nossa mesmo”, diz.
Dedicadas, mamãe, avó e tia fizeram toda a decoração no tema Unicórnio, incluindo o painel iluminado atrás da mesa. “Comprei itens pela internet, outros fui buscar. Passamos um mês recortando e colando EVA nas sacolas”, lembra. “Na última semana começamos a correr para terminar. Foi muito trabalhoso!”, admite. “Perdi muito tempo arrumando a mesa, os convidados começaram a chegar e eu ainda estava lá”, continua. “Até chorei!”, desabafa.
Mas valeu a pena cada segundo de pesquisa no Pinterest para criar ponto a ponto uma festa que podemos chamar de homenagem à pequena. “Julie é minha segunda filha. A primeira perdi com nove meses”, lembra emocionada. “Todo bebê que nasce depois de uma perda é chamado de bebê arco-íris porque traz cores de volta para a vida dos pais”, explica. Até por isso o tema escolhido foi Unicórnio, e a decoração com balões trouxe um colorido vivo para o portal de arco-íris e a moldura em torno da mesa decorada. “Mostra que a vida é mágica, e que tudo é possível”, acredita.

DECORAÇÃO DE BALÕES: GiraGirassol
BOLOS, CUPCAKES, TRUFAS, PIRULITOS E OMBONS: Amamos Cupcakes
PÃO DE MEL E MAÇÃ DO AMOR: Doces Priscila
MACARRONS: Mari Pretti
MESAS E SUPORTES: Amor em Detalhes

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!