BLOG

Coluna do Wilson Sawaki - o que define

por Wilson Sawaki é instrutor de design de balões, de São Paulo.

O que define conceito e tendência?

Conceito é a definição de uma ideia pelo seu idealizador. Isso não significa que ela seja absoluta e indiscutível, o conceito pode ser uma ideia, juízo ou uma opinião sobre algo, alguma coisa ou alguém. Aristóteles dizia que conceito é a representação intelectual abstrata de algo. Resumindo: é a forma de pensar sobre algo, apreciando ou não, e definir sua opinião sobre isso. 
Tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho, inspiração ou, até mesmo agir de uma certa forma. Tendência é o compartilhamento do conceito, ou seja, se há uma admiração por um conceito criado a partir de algo, ela pode se tornar uma tendência, e o tamanho ou velocidade de sua propagação é determinada pela admiração do conceito criado. 
Talvez de forma simples, rústica e direta, porém não ofensiva nem denegatória, explicarei o meu pensar usando o exemplo da decoração Provençal. O que se vê hoje, não tem nada a ver com o conceito, muito menos com a tendência inicial. A tendência se transformou, sofreu outros conceitos, foi se adaptando. Esse negócio de copiar sem saber o que está copiando destoa toda a tendência inicial. E a tendência se propaga mesmo assim, sofrendo modificações no seu conceito inicial.
Quer saber qual o real conceito de decoração Provençal? Ela foi inspirada nos campos floridos e nas casas rústicas de camponeses do sul da França, especificamente na cidade de Provença, em meados dos séculos XVI e XVII. Naquele período, os camponeses tinham grande admiração pela nobreza, isso incluía seus suntuosos castelos, vestimentas, móveis e utensílios. Com poucos recursos, eles replicavam para suas casas os móveis, utensílios e peças decorativas, que ganhavam um acabamento precário: a madeira não era a adequada, os móveis não eram lisos, suas superfícies continham muitos nódulos e ranhuras, e no lugar da tinta, eles utilizavam uma mistura de cola com cal. Com o uso, eles ganhavam rapidamente um aspecto de antigo, assumindo um tom de pátina, misturado ao pouco branco que ainda resistia.
O conceito é reproduzir aquele ambiente, de uma casa camponesa, numa manhã de primavera com um leve ar de lavanda, decorada com moveis rústicos e vasos de zinco recheados com flores campestres frescas.
Então para reproduzir este ambiente é necessário utilizar móveis rústicos com aspecto desgastado, vasos com flores campestres, e nos atermos à técnica pátina, cor branco, lavanda, amarelo e um verde muito pontual somente.
Pesquise agora decoração provençal em Imagens, no Google, faça uma avaliação do que se vê por aí, e me diga se tem algo a ver com o conceito e a tendência.
Posso me atrever a falar um pouco mais sobre isso? Vamos para a decoração Orgânica, que é uma tendência muito forte hoje. Posso dizer que os decoradores com balões amaram essa tendência, pois voltaram a utilizar muitos balões nas mesas decoradas, coisa que na tendência Provençal não ocorria. 
Mas vamos lá: que injustiça! Que diria o criador deste conceito?
Como o próprio nome diz a decoração é Orgânica. Você sabe o conceito desta tendência? Não? Então pesquise e aprenda!
Frequente aulas e seminários. Recicle-se! Pois é isso que falta a muitos decoradores. Caso contrário, vocês próprios irão chamar suas decorações de “desconstruídas” ou “desarrumadas” ou como já ouvi e muito “bagunçada”! E me desculpemos que acreditam no contrário, mas eu Jamais ofereceria uma decoração para o meu cliente com esses adjetivos! 

 

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!