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Coluna do Wilson Sawaki - Como definir preço de venda e Ganhar dinheiro!

Wilson Sawaki é instrutor de design de balões, de São Paulo.

Como definir preço de venda e 

Ganhar dinheiro!

Em minhas aulas, utilizo uma planilha simples de custos para os alunos simularem a precificação de um arco. Uma das vantagens de usar a planilha é que fica fácil visualizar onde é possível diminuir custos para obter maior lucro. Apesar disso, é raro ver profissionais da área que executam ordem de serviço (OS) e planilha de custos individuais a cada OS. Ai realmente fica difícil formular o preço de venda. O mais comum é o profissional pesquisar o preço no mercado sem se preocupar com seu custo. É válido, sim. Mas é apenas um dos quatro principais métodos de formação de preço. E quais são eles?
 
1 • Margem de Contribuição
Esse é o método mais praticado no nosso mercado. Com ele, a empresa determina o quanto irá ganhar com cada prestação de serviço através do cálculo de quanto sobra dentro do custo de venda depois de descontar as despesas fixas e variáveis.

A fórmula é simples:

   MARGEM DE LUCRO = VALOR DE VENDA – CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS    

2 • Markup
O Markup é um método que se baseia nos custos envolvidos em cada item. Com ele, você formula o preço de venda onde se cubra as despesas e obtenha o lucro desejado. Ele não trata de margem de lucro, porém dá uma estimativa que é desejada para o seu negócio.

A fórmula é a seguinte:

   MARKUP = 100/ [100 - ( Percentual despesas variáveis + Percentual despesas fixas  +  Percentual lucro desejado )]    

Exemplo: Um cliente deseja decorar 10 lojas todas iguais com mil balões cada. Mil balões são 20 pacotes + sobra de garantia, vamos considerar 24 pacotes, a 9 reais, cada = 216 reais x 10 lojas = 2.160 reais em balões
Se as despesas variáveis correspondem em média 18% e as despesas fixas na faixa de 22% e o lucro que você deseja obter é de 30%.
MARKUP = 100 / [100 – (18+22+30)]
MARKUP = 100 / [100 – 70]
MARKUP = 100 / 30 = 3.33
MARKUP X Valor do produto utilizado
3.33 X 2.160 = 7.192 reais / 10 (lojas) = 719 reais por loja
 
3 • Pesquisa de Preço
Acredito que este é o método mais praticado no nosso mercado, mas não é o mais preciso e não deve ser o único a ser adotado na formação do preço. Basicamente se pesquisa entre amigos e concorrentes o valor de venda praticado por eles. Serve para quando o valor de venda é o maior diferencial de seu negócio. Mas não adianta se basear só nos valores mais baixos, pois você pode acabar levando prejuízo. Nem apenas nos mais altos, pois talvez você não tenha como acompanhar tecnicamente a altura da prestação de serviço. Atenção para alguns pontos importantes:
 
A • Definir quais concorrentes serão acompanhados.
B • Levantar os preços em diferentes momentos.
C • Adquirir a máximo de dados possíveis, pois assim a análise se torna mais precisa.
D • Encontrar as médias dos valores.
E • Encontrar os valores mais altos e baixos.
F • Definidos os dados, identifique quem são seus maiores concorrentes.
G • Analise quais as mudanças que se deve tomar.

 
4 • Fórmula baseada no lucro
Neste método, o preço de venda é baseado no lucro desejado, contabilizando os custos. Essa forma de precificação é semelhante ao Markup, mas neste caso, não é possível obter uma margem de lucro muito grande, pois a própria formula não te permite isso, o que pode comprometer os resultados pretendidos pela empresa.
 
A fórmula é a seguinte:


   100% Preço de venda = Custo Variável   +  Percentual despesas fixas  + Percentual lucro desejado     


Exemplo: Você irá fazer uma decoração onde seus custos variáveis ficaram na faixa de 200 reais. Suas despesas fixas correspondam a 25%. E seu lucro desejado é de 50% do preço de venda.
100% = 200 + 25% + 50%
100% – 75% = 200
25% = 200
PV = 200 / 0.25 = 800 reais
 
A formulação do preço de venda é uma das partes mais importantes para gerir um negócio. Ela garante que seu negócio seja lucrativo e saudável. Se você ainda não sabe como fazer, procure ajuda e ganhe mais dinheiro!

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