BLOG

Balões em Foco

Festa de quem faz festa

Uma substância que exerce enorme influência no cenário de sucesso de todo empreendimento é a parceria. E como será que isso funciona quando empresas concorrentes ou da mesma área escolhem trabalhar juntas? 

Um bom exemplo de quem sabe aproveitar o melhor das parcerias, é Viviane Furlan, de Sorocaba (SP). “Tenho parceria com todos na minha cidade”, alegra-se. Um evento memorável foi a festa de aniversário das filhas, há três anos, quando conseguiu reunir todos os parceiros em torno do trabalho. “Me sinto muito feliz, eles sempre me atendem. Teve uma (parceira) que até com febre foi me ajudar!”, lembra. Para Viviane, a experiência é enriquecedora em todos os sentidos e, por isso, conserva o modelo de trabalho. “Há pouco, chamei uma concorrente para ajudar a atender um evento muito grande e valeu a pena, pois sem ela não teria conseguido porque tinha outro trabalho grande no mesmo final de semana. É melhor dividir do que perder”, ensina.
Em julho último, para comemorar os 21 anos de Júlia e os 13 anos de Giovana, Viviane, decoradora há 18 anos e mãe das meninas, resolveu exagerar. Isso mesmo! Trouxe à cena todo tipo de novidade em festa. E para tanto, contou com ajuda dos seus concorrentes parceiros da região Ana Lúcia Depetris, de Salto (SP); Kelly Batistela, de Santo André (SP); e Márcio Gambaro, de Sorocaba (SP). O tema já nasceu inusitado, apelidado de Meu Mundo. “Queria algo infantil, mas esqueci que as meninas já são mocinhas. Como reformei o quarto delas há pouco tempo, resolvi transformar o salão com os mesmos objetos, como livros, tapetes e tudo o mais que tem a  ver com a vida delas”, conta Viviane. Gambaro ficou responsável pelos arranjos de balão com plumas (veja o passo a passo na edição 13) e pelo bolo fake; Kelly foi às compras e ajudou a definir e pesquisar muitos detalhes; Ana fez a estrutura da mesa, o hall de entrada com cadeira e armários, a mobília e a mesa dos convidados com bolsinha de madeira pink.
Inicialmente as cores estavam pensadas para ser amarelo, pink e Tiffany, que é um azul claro facilmente confundido com verde água – o que aconteceu e acabou que a paleta de cores aumentou. “Mesmo assim gostei”, diz Viviane. Por onde se olhava, havia algo diferente. Os balões disformes deixaram de ser tendência para assumir o posto de item obrigatório nas festas, e claro, estavam na festa das filhas de Viviane e Eduardo Almeida. A técnica estava no painel de fotos, com moldura desconstruída e no painel atrás da mesa de bolo. Outros detalhes originais chamavam atenção na comemoração das meninas Júlia e Giovana, como balões pintados, balões com papel picado nas cores da festa, e o balão de três pés com rabiola. “É possível também colocar tule, fita, rosas, plumas ou balõezinhos”, explica Viviane.
As esculturas de balão feitas por Viviane foram uma atração a parte: baton, vidro de perfume e sandália dourada. Logo na entrada do buffet, uma bolsinha Tiffany em 3D foi um projeto exclusivo de Viviane, que já fez curso de corte e costura e aplicou seus conhecimentos para desenvolver um molde de papel antes do vergalhão de alumínio que dá estrutura à escultura. “Foi superimportante fazer a maquete porque ali já percebi que tinha esquecido de uns detalhes”, fala.
 

Check list

FOTO: Duo Clicks 
LOCAL: Giraparque Buffet e Eventos – Sorocaba (SP)
DECORAÇÃO COM BALÕES: Viviane Furlan Balloon Designer
DECORAÇÃO: Marcio’s Serviços Buffet Refeições; Balões Batistela
CENOGRAFIA: Art Festa
DOCES ARTÍSTICOS: Kiko e Arlete Doces 
BOLO E ARRANJOS DA MESA DO BOLO: Marcio’s Serviços Buffet 
FORMINHAS DOS DOCES: Delicada Arte em Papel
RABIOLAS: Papéis e Papéis
BALA DE COCO RECHEADA: Ana Petit
CAIXA DE ACRÍLICO: A Festa de Papel

 

Água, terra, fogo, ar e união

Agora imagine como deve ser quando sete das melhores empresas de balões do Brasil se reúnem para construir um projeto inédito? Pois isso aconteceu aqui em São Paulo, para a festa de aniversário do blog Louca por Festas, em agosto. A anfitriã, Renata Pretti deixou a cargo de Luiz Silva, da Cenário Balões (SP), escolher o time que aceitaria o desafio de criar um projeto baseado na foto de um bolo (!), com o tema Quatro elementos. “Ela mesma que convidou e todos vieram por iniciativa própria!”, orgulha-se Silva. 
Ao todo, foram 16 pessoas envolvidas: Luiz Carlos da Costa Silva e Rosana Christina Ferreira Muniz Silva e equipe Cenário Balões; Aline e Cleber, da Aline Balões, de Campinas (SP) – e Gabriel, o bebê, mas ainda não conta...; Grace Pires e André Figueiredo; e Cris, da Balloons Fest, ambas de Salvador (BA); Claudio Rocha e Daniel Santos Pereira, de Natal (RN); Tunico Oliveira e Cris Toledo, da Estação do Balão, de Goiânia (GO); e Viviane Furlan, de Sorocaba (SP).
“Após o convite, foi criado um grupo de mensagens para que cada empresa envolvida pudesse participar com as ideias”, lembra Aline Thaís, da Aline Balões, de Campinas (SP). O trabalho foi feito em parceria o tempo todo. Pereira lembra de ter dado a ideia do fogo junto com Rocha. “O pessoal gostou e aceitou. Então fizemos”, diz. O projeto foi criado por Oliveira; e Viviane deu a ideia das folhas. “Nos reunimos para amadurecer as ideias das esculturas e aplicações e cada um fez o que tinha mais prática, mas sempre um ajudando o outro”, conta Aline. “De inicio achei que era muito profissional junto, mas foi supertranquilo”, aprova Rocha. As duplas se revezavam na confecção das esculturas e ninguém fez uma só coisa sozinho. “Foi um trabalho saudável, com muitas técnicas elaboradas, mas uma delícia de participar”, fala Viviane.
E do mesmo modo que no painel os elementos deviam se integrar através das técnicas e tons escolhidos, também o grupo se integrou. “Foi fantástico!”, garante Silva. “Todo mundo tem competências diferentes, e tivemos uma harmonia sui generis”, fala Silva. 
Para além do desafio do trabalho em conjunto, o grupo também estava diante de uma raridade para o dia a dia do trabalho, pois o painel não propunha um tema específico, mas trazia uma ideia abstrata, conceitual. “Foi uma experiência bacana, abriu nossos horizontes. É diferente de fazer um castelo, ou o fogo em forma de fogueira, a água em forma de cachoeira, é diferente”, explica Rocha. Os balões escolhidos para o painel tinham cores e formatos especiais para que o resultado ficasse o mais próximo possível da imagem da foto, que mostrava a integração dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar.  
Foram dois dias de construção e mais um dia de montagem. “No dia do evento estávamos montando o painel às 9h e ficamos até às 16h. Voltamos para Guarulhos (sede da Cenário Balões, onde foi desenvolvido todo o trabalho), tomamos um banho e fomos para a festa!”, lembra Silva. “Mas, para nós, o ponto alto do evento foi ver todos trabalharem sem necessidade de ninguém mandar fazer isso ou aquilo. Já tive experiências como essa antes, sempre apostei no trabalho em grupo, dá um resultado que sozinho você não conseguiria nem em quantidade nem em acabamento”, acredita Silva. 
A ideia agrada, é verdade. Tanto que cada empresa decidiu fazer parte da iniciativa com recursos próprios. Nós da revista Arte com Balões e Festas conseguiu conversar com quase todos os participantes e a resposta foi unanime: cada um aceitou participar por admirar o trabalho dos presentes e pela oportunidade de troca. Uma ocasião de aprendizado que nem sempre é possível trazer para a realidade. Mas aqueles que conseguem não abrem mão, como Rocha e Pereira, que entendem que a parceria amplia a oportunidade de negócios, e buscam seus parceiros nas cidades próximas, como Fortaleza e Maceió. “E sempre que nos chamam, se não for problema de agenda, aceitamos na hora!”, conta Rocha. Oliveira e Cris também já descobriram com quem contar. “Tem três empresas que a gente consegue trabalhar assim. É como família”, fala Oliveira. “Sempre digo: por melhor que seja, sem parceiros, não se vai a lugar nenhum! Tenho parceiros no dia a dia, decoradores e buffets. Se preciso de ajuda urgente, sempre tenho para quem ligar, e a gente também ajuda os parceiros. É muito comum”, garante Silva.

 

Check list

FOTO: Composé Co
DECORADORES DE BALÃO: Aline Balões; André Figueiredo; Balloons Fest; Cenário Balões; Claudio Rocha; Estação do Balão; Viviane Furlan
LOCAL: Espaço Climbers
DECORAÇÃO E COORDENAÇÃO: Roberta Torres
DECORADORAS CONVIDADAS: Georgia Bianka; Livia Martins; Vivian Murzoni
FLORISTA: Alessandra DaLe; Clayton Flores
Bolos e Doces: Chico Zinneck; Rick Zavala; Tatiana Benazzi; Gabriel Adriolo; Juliana Andrease; Ana Elisa Salinas; Cozinha da Tia; Merle Buffet

 

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!