BLOG

Coluna do Wilson Sawaki

Wilson Sawaki é instrutor de design de balões, de São Paulo.

A diferença entre

Decorador e “enchedor” de balões

Essa matéria costuma gerar “bafafá”, mas é sempre bom tocar de vez em quando nesse assunto. Principalmente quando ouvimos muitas reclamações dos decoradores sobre o mercado e da desleal concorrência. Hoje o que mais vejo em redes sociais, debate nas rodas de decoradores, conversas em particular com alguns decoradores são reclamações. Os amadores, os sem noção, os concorrentes desleais, as decoradoras de fim de semana e outros nomes dados aos colegas de profissão não mencionáveis aqui são os culpados! Eles são responsáveis pela atual situação e tudo de ruim que está acontecendo é culpa dos “maus profissionais”. Engraçado... Se a situação está ruim para os profissionais, imagina para quem eles se referem!?
O fato é: a situação não está boa para ninguém! E mesmo que esteja, poderia estar melhor, né? A situação econômica do país não está boa e todos estão sentindo isso, desde a amadora em decoração até os profissionais de mão cheia. Em momentos assim - fase, período, crises - a única certeza é: só os preparados, só os mais persistentes, só os mais fortes sobrevivem!
De fato, as grandes indústrias costumam aproveitar os momentos de crise para se preparar para o momento de retomada da economia, pois já estão preparadas. Quem não está preparado, realmente sucumbe a uma crise mais prolongada.
Mas Wilson? O que isso tem a ver com “A diferença entre Decorador e ‘enchedor’ de balões”?
Bom, vamos aproveitar o momento para nos preparar para a retomada da economia, vamos estudar! 
Já que esse sábado não tem decoração, vamos planejar aquela divulgação que a tanto tempo você só planeja! Sexta não tem festa? Vamos estudar regras de decoração! Domingo não tem festa? Aproveita e estuda o princípios e elementos do design! Segundona não tem desmontagem? Aproveita que ela combina com uma planilha de custos mais elaborada (e que você não tem!). Terça enquanto aguarda algum cliente: teoria das cores vai muito bem! Quarta? Que tal ligar para todos os clientes que fizeram festas com você ano passado neste mês? Liga! Converse! Diga que se lembrou da festa dela! Agora... Para quinta-feira tenho uma indicação muito gostosa: estude sobre Proporção Aurea! É muito gostoso! Eu perco as horas quando estudo o Número de Ouro!
Tá Wilson... Mas o que isso tem a ver com “A diferença entre Decorador e ‘enchedor’ de balões”?
Preciso responder?

 

Clique aqui e leia a Revista completa!