BLOG

Especial personalizados

Balões on demand

Mercado de personalizados

Não é de hoje que empresas investem em balões promocionais personalizados com a marca do produto para ações de marketing. E as indústrias de balão são as principais provedoras desse mercado. Em estandes de vendas de imóveis, feiras, lançamentos de produtos... são inúmeras as ocasiões que vimos um balão de festa trabalhando sério para impulsionar vendas e fixar marca.

Tradicional
Na Balões São Roque, empresas do porte do Mc Donald’s e Bradesco fazem suas encomendas de balões personalizados – um serviço oferecido pela indústria há pelo menos 30 anos, segundo Guilherme Chueiri de Souza, gerente nacional de vendas e marketing. “Há clientes que tiram pedido o ano inteiro e outros que fazem conforme o calendário: data especial, lançamento de produto... são dezenas de milhares de balões por pedido”, revela. “Esse serviço acaba sendo mais um canal de vendas, que gera marketing B2B e amplia a rede de contatos”, finaliza.
Como a indústria não tem cadastro para pessoa física, apenas pessoa jurídica, os clientes são todos corporativos, que podem fazer seus pedidos a partir de 600 unidades – um excelente negócio para quem investe. 

Institucional
“Nós fazemos balões personalizados, sim. Estamos criando uma área do site para tratar especificamente disso”, conta Gabriel Corrêa, supervisor de marketing da Art-Latex. Desde 2010, a empresa abriu as portas também para esse mercado e trabalha principalmente com o corporativo, atendendo empresas como Alfaparf, Le Biscuit e Vivo, que procuram o produto para ações de endomarketing e decorações de pontos de venda. É possível escolher entre diversos tamanhos de balão para personalização com serigrafia. Na Art-Latex o cliente escolhe entre o 7” imperial, 8” buffet, 9” e 12”.
A disponibilidade dos personalizados é a partir de 1 mil unidades e, talvez por este motivo, a procura maior na indústria seja por empresas. O público de eventos sociais acaba tendo que buscar alternativas em empresas menores, que aceitam pequenas tiragens. 

Ocasional 
Luis Fernando Idem, assistente institucional da Happy Day, conta que desde 2007 a indústria atende a esse tipo de demanda e que apesar de o pedido mínimo ser de 1 mil unidades, ocasionalmente, há pedidos para impressão de balões personalizados para festas e eventos sociais. “Também tem aquela pessoa que imprime a foto da criança no balão para o aniversário”, conta Idem. “Também existe bastante cotação para convite em balão para casamentos e aniversário. Atendemos tanto o decorador quanto o cliente final”, completa.
E, como é de se imaginar, o público corporativo ainda é maior e o contato é feito através de agências de brindes e publicidade que buscam alternativas eficazes para campanhas promocionais, decoração de lojas e divulgação de marca. Para todos os casos, a ferramenta disponível no site da Happy Day permite a simulação do balão com a imagem impressa em todas as cores, o que facilita a visualização do produto final. “Este é um diferencial que criamos há um ano. “Agora o cliente pode ver como seu balão ficará, como será o contraste da imagem com a cor do balão e já tira dúvidas sobre o que é posicionamento a ar e a gás”, comemora Idem.
 
Social
“Cada vez mais os balões estão sendo usados em ocasiões especiais: casamentos, aniversários de adultos e jovens”, diz Helena Aldrighi, da Casa da Fantasia (Pelotas/ RS). Ela conta que aumentaram bastante os pedidos de balões personalizados e que seu público tem pedido por ideias originais, diferentes. São pedidos pequenos de 15, 20 até cinco balões, mas personalizados, para momentos especiais, como festa de 15 anos, casamentos e até despedida do trabalho. “Tem uma funcionária se aposentando aqui no Banco do Brasil, e me pediram um arranjo de balões com palavras de amizade, então imprimo adesivos numa gráfica normal e aplico nos balões. Fica bem legal!”, conta Helena sobre um trabalho que estava preparando quando conversamos. 
Além de estar longe de fábricas, o prazo conta muito na hora de escolher onde a personalização será feita, pois muitas vezes demora uma semana entre o pedido e sua liberação e entrega, enquanto há trabalhos que devem ser respondidos em três, quatro dias. Outro fator importante é que nem todo lugar imprime balões metalizados, que são os preferidos dos clientes de Helena. Então a adesivagem foi a melhor solução.

Clique aqui e leia a Revista completa!