BLOG

Expo Parques e Festas

Encanto e beleza nos negócios

Empresas investem para seduzir o consumidor na Expo Parques e Festas

Mais de uma dezena de empresas que trabalham com balões e acessórios levou novos produtos e bons negócios para os visitantes da 10ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques Temáticos, Buffets e Festas Infantis – Expo Parques e Festas, que ocorreu em São Paulo, de 3 a 6 de junho. De acordo com a assessoria de imprensa do evento, a Expo Parques e Festas e a Natal Show reuniram juntas 250 empresas expositoras e receberam 31 mil visitantes.
A revista Arte com Balões estreou na feira com um estande decorado de balões pela Arte&Balões, com projeto de Eduardo Seiti,da ESBDE. A revista também contou com o apoio de indústrias que enviaram representantes para fazer miniaulas e sorteios durante o evento: a Art Latex destacou Maurício Riquelme para ensinar o público a fazer arranjos e distorção com 260; a Happy Day, designou Eduardo Seiti para ensinar a fazer centros de mesa de balão e elementos de balão; a Balões Joy encarregou Edison Ukita para mostrar como se faz miniesculturas. Tivemos a presença também de Rivânia Hilel, que levou o encanto das Fantasy Flowers para nosso estande; e de Nelia Castro, que agradou com suas miniesculturas. Visitantes também participaram de sorteios: a Air Pump disponibilizou trenas profissionais, medidores de papelão e um inflador Twister 4B. 
Assim como em 2015, o evento deste ano já mostrava no saguão principal os balões coloridos saudando a chegada dos visitantes: profissionais do setor de festas, entretenimento e decoração – lojistas, decoradores, organizadores de eventos e até profissionais de shopping centers e prefeituras. Para envolvê-los no encanto da feira, mais uma vez a Art-Latex destacou a dupla Wesley Fábio e Rodrigo Seabra, da WF Balões, para criar uma floresta encantada, repleta de elementos da natureza, inspirados nos livros de colorir que fizeram sucesso no último ano. 
O estande da Art-Latex ocupou 100 m² de área e foi instalado bem na porta de entrada do evento. O espaço - mais aberto esse ano do que nos anteriores -, possibilitou decorações maiores e integradas ao teto formando uma estrutura única. Por todo o estande foram colocados buquês de balões e esculturas que fizeram referência ao tema da entrada da feira. Os lançamentos também imprimiram seu colorido na selva mágica da indústria carioca, que trouxe o tão esperado Mouse Family, e apostou em novas estampas de balões impressos. “Achamos a feira mais animada do que a do ano passado. E as pessoas estão otimistas e mais dispostas a fazer negócio”, comemora Gabriel Corrêa, supervisor de marketing. 
Com um estande maior do que o do ano passado, este ano a Happy Day ganhou uma grandiosa decoração, com projeto e execução de Eduardo Seiti – profissional que ensina tudo sobre balões no mundo inteiro! Ele privilegiou o uso da linha exclusiva de balões 9” alumínio e o lançamento do balão 11” Cristal (cores translúcidas) liso e temáticos (Happy Birds). Também foi criado um painel de balões para fotos que simulava uma torre de castelo. Miniaulas de Eduardo Seiti agitaram o estande, inclusive com apresentações de vídeo-aulas e clips. Presença para se comemorar também foi a de Paulo Cruz, o autodidata em esculturas de balões mais concorrido nas festas de celebridades. Outro atrativo foi o quadro artístico feito de balões não inflados feito por Patrícia Godoy (Araucária – PR) e Nelia Castro (Goiania – GO), inspiradas no trabalho da decoradora japonesa Rie Hosokai. Enquanto o visitante se debruçava sobre tantas belezas, uma recepcionista usando um vestido de balões não inflados, criado por Rosângela Costa, de Brasília, chamava ainda mais a atenção. “Talvez a gente tenha tido menos visitantes, mas a mesma quantidade de negócios que no evento do ano passado”, supõe Marcelo Lima, gerente de marketing. “Recebemos muitos clientes que entraram no mercado recentemente e que são do norte e nordeste do Brasil”, completa.
Com 63 anos, a Balões São Roque sabe que vai atrair visitantes ao seu estande. Lojistas e profissionais sabem que encontrarão novidades, pois todo ano a indústria leva alegria e originalidade a Expo Parques e Festas. Um estudo de marketing cuidadoso foi feito para garantir a melhor ambientação do estande de 108m2 e apresentar as novidades no clima alegre e infantil dos balões. “Foram usados apenas balões redondos na decoração porque essa é a forma original do balão!”, lembra Guilherme Chueiri de Souza, gerente nacional de vendas e marketing. Este ano, a indústria cumpriu a promessa de ampliar as opções na linha de decorados e apostou nos balões Girassol, de dois e cinco lados; nos decorados 9” – nuvenzinhas, foguetinhos, asinhas de anjo e ursinhos; e nos redondos 8”. Outra novidade, que nem todos viram e que a revista Arte com balões teve acesso, foi o livro de centro de mesa Os banquetes do imperador. A obra foi oferecida para presentear clientes vip.
No estande dos Balões Pic Pic, empresa com quse 40 anos de existência, o visitante encontrou uma decoração cheia de cores e formas. Os portais de entrada encantaram: a boca do palhaço e um balão de voar. Em uma das paredes, uma decoração com o lançamento no tema girafa chamou a atenção. O tema safari foi um dos destaques, ao lado dos novos decorados de 10”: dinossauros, Paris, Navy; e os balões neon com notas musicais. Todos para serem inflados com gás hélio. A empresa também levou os balões redondos de 8” lisos. O balcão de vendas continuou comemorando as vendas do Balloon in the Sky – que aumenta o tempo de flutuação de balões a gás; e a cola de secagem rápida Balloon Glue. “Os três últimos anos da Expo Parques e Festas foi muito bom e este ano foi ainda um pouco melhor!”, comemora Daltevir Toledo, diretor comercial e de marketing da Riberball.
Cheios de amor. Assim a Plasteng marcou presença mais uma vez na 10ª Expo Parques e Festas, evento que já faz parte do calendário da empresa, que expõe há quase uma década. Com um estande de 50m², o tema amor ganhou destaque nos balões de coração, que ficaram em evidência. Mas não foi só isso. Um Airbus de Plasbol foi instalado sobre o estande. Entre os lançamentos, a empresa levou o inflador de um bico, além de diferentes modelos de balões. “Há uma esperança no mercado de que o cenário da crise esteja no final, ou pelo menos, em fase de retomada. A feira confirmou esta expectativa. Houve grande visitação. Os clientes já existentes compareceram em massa, fizeram pedidos, pareciam otimistas. Vários novos clientes também se apresentaram. Principalmente em nosso segmento de festas, vimos a chegada de pessoas de outras áreas que estão tentando um novo negócio. Isto tudo foi muito positivo para o segmento e ajudou a tornar a feira um rincão de esperança para o restante de 2016. Apesar da ausência de alguns expositores tradicionais, muitas novas empresas estavam expondo o que ajudou a tornar o ambiente mais interessante para o visitante”, assegura Roberto Rosenberg, diretor da Plasteng. “Para nós, o balanço foi bastante positivo, conseguimos lançar diversos novos produtos, infladores, pesos, balões metalizados, e conquistar novos clientes. O contato com nossa base de clientes já estabelecida também foi fundamental. Que venha 2017!”, finaliza.
No quesito ferramentas e acessórios, mais uma vez a Bonus marcou presença. Desta vez trouxe os infladores de balões IB-04 Ball Ágile e Basic, além do suporte de mesa para colocar balões. “A feira para mim não é para vender, mas para apresentar a marca, os produtos, e prospectar novos clientes, tirar dúvidas”, conta Carlos Reinaldo Mette, da Bonus Infladores, que aprovou mais uma vez a participação da empresa no evento.
Estreando na Expo Parques e Festas, a Balões Joy fez bonito. Trouxe Edison Ukita e sua equipe para entreter os visitantes. Os decoradores construíram o Soluço, de Como treinar seu dragão. “Superou nossas expectativas!”, resume Valéria Martins Mendes, gerente de vendas. Outra estreia na feira foi a da Globos Payaso, empresa mexicana que se prepara para abraçar o mercado brasileiro.
Visitantes também encon-traram na Expo Parques e Festas, as marcas Regina Festas, Cyclon, Cromus, Estilo e Festas, Junco, Qualatex e Flexmetal/ Balloontech. Infelizmente não conseguimos trazer os detalhes dessas empresas na matéria, mas elas também fizeram bonito, levando novidades e ajudando a impulsionar o mercado brasileiro Os expositores entrevistados foram unanimes ao afirmar a importância do evento para reafirmar parcerias e fazer novos relacionamentos.