BLOG

Expo Parques 2019

Tecnologia e diversificação

Mercado de festas mostra amadurecimento do setor na Expo Festas e Parques 2019

Marcas apostam em tecnologia para oferecer um catálogo ainda maior de produtos: de balões metalizados e látex a papelaria. As maiores indústrias brasileiras fizeram bonito na Expo Festas e Parques, que ocorreu em São Paulo, de 31 de maio a 3 de junho. A instabilidade econômica e o aumento da concorrência motivaram as indústrias a ampliarem o leque de ofertas. O desafio trouxe aprendizados também sobre o comportamento do consumidor de hoje, que só ganhou com tudo isso. Visitantes encontraram de tudo: artigos de festas e decoração, balões, infláveis e acessórios, lembrancinhas e presentes, fantasias e uniformes, móveis e utensílios, docinhos de festas e doces em geral, bolos e chocolates, snacks, matérias primas e confeitos, embalagens, formas, moldes e equipamentos para confeitaria, e até artigos, arranjos e decoração natalina.  Tudo isso por conta dos eventos paralelos que também puderam ser visitados. Nesta edição, capacitação, atualização e profissionalização tiveram uma extensa programação para auxiliar o pequeno empreendedor a se destacar nesse universo maravilhoso das festas. 

Diversificação de produtos

Tradicional na fabricação de balões de látex, a Balões São Roque mostrou que está pronta para atender também o público que procura pelos balões de foil, que são os balões metalizados, e os “Bubbles”. A indústria se lançou na categoria e pretende começar a comercializar os balões a partir de setembro. “Estudamos a ideia por quase um ano, analisamos o importador com linhas de amostras, testamos com decoradores renomados até termos o aval. Só então firmamos a parceria. Queremos ter certeza que o padrão da marca continue sendo referência de qualidade!”, revela Guilherme Chueiri de Souza, Gerente Nacional de Vendas e Marketing da Balões São Roque (SP).
Essa não foi a única novidade que a Balões São Roque apresentou nessa edição do evento: na categoria látex, a família de Balões Metallic (que “imitam” o metal) cresceu (5”, 9”, 11”, e 260), os balões Neon (9”) estão ainda mais reluzentes, e a linha de Perolado (5”, 7”, 9” e 11”) traz uma luminosidade elegante. O catálogo também apresenta novas cores (verde musgo, verde militar, cinza, coral, rosé e bordô) e novas estampas: a clássica orelha de rato, mais opções de abacaxi, folhas tropicais, e uma nova versão de Chuva de Amor e de chá de bebê.
Com todos esses lançamentos e um stand bem decorado e bem localizado, o público retribuiu. “Abrimos mão de mostrar nosso portfolio para mostrar 100% decoração. Todo mundo elogiou!”, lembra Guilherme. Ele garante que o movimento foi muito superior ao da edição anterior, além de o público estar mais focado nos balões. 
A decoradora Viviane Furlan levou junto com sua equipe para o Snab – Seminário Nacional de Arte com Balões, evento que ocorre paralelo a Expo Festas e Parques, a nova cor cinza para recriar o personagem Dumbo. Já Fabi Almeida projetou e produziu com sua equipe um vestido feito só com Metallic 260, nas cores dourado e prateado. Sanny Paula e equipe foi a responsável pelas produções de esculturas durante o evento no stand. A Balões São Roque também marcou presença como patrocinadora exclusiva do Enai – Encontro Nacional de Animadores.
As diversas ações que a empresa tem tomado mostram que essa senhora de quase 70 anos não ficou parada no tempo e está pronta para conquistar mais frentes. “A gente sustenta o DNA de qualidade da empresa, visando sempre elevar o patamar da marca e ter o reconhecimento do usuário final/consumidor”, finaliza Guilherme.

Alta qualidade

A Balões Pic Pic reinvestiu na categoria látex, linha redondo e linha fantasia – pontos fortes da empresa. Os balões Platino completaram a paleta de sete cores com o lançamento do vermelho. A linha também ganhou novo formato: coração, que aparece em quatro cores (ouro, prata, rosa e vermelho). Já na linha fantasia, Flores e Corações encantaram os visitantes. As estampas aparecem em quatro opções cor. O balão Sereia Encantada foi outro lançamento que alimentou a imaginação dos clientes. 
“A feira é uma grande vitrine para exposição dos nossos produtos, uma referência nacional e internacional em nosso mercado, e participar é uma excelente forma de fixar a marca e estar em contato com os clientes, principalmente recebendo feedbacks sobre os produtos e mostrando as novidades”, afirma Lilian Mazzo, do departamento de marketing da Balões Pic Pic. 
 “Vivemos uma época em que quem faz uma festa, busca decorações únicas, customizadas, exclusivas. O talento e a criatividade dos decoradores são fundamentais. Há uma necessidade de se reinventar a todo momento, de pensar com a cabeça do cliente e vislumbrar ‘o que ninguém fez ainda?’, ou se espelhar no que já foi feito e aperfeiçoar”, ensina Lilian. Ela explica que o mercado é exigente e que muda a todo momento, impulsionando as novidades. E se a moda se renova de tempos em tempos, as tendências em decoração também. “O consumidor evoluiu e passou a desejar produtos que antes não existiam. Então nosso leque de produtos aumentou”, completa.
A internet acaba sendo uma vitrine de referências. Para Lilian esse é um dos motivos das decorações estarem cada vez melhores. E para ela a tendência é que os cenários de festa fiquem ainda mais fantásticos, o que conduz a criação de novos produtos que se adequem às necessidades do novo mercado. Só que esse compromisso envolve um enorme esforço tecnológico e humano. “Hoje trabalhamos com 400 funcionários, 24 horas por dia, seis dias por semana. Produzimos 4,2 milhões de balões por dia, e uma média de 400 toneladas de látex por mês. Temos 598 produtos em nossa linha, o maior mix do mercado, com tamanhos de 2,5 polegadas até 40 polegadas, com 42 cores de produto”, revela.
“Acreditamos que a criatividade é fundamental para fazer as decorações, e a qualidade dos balões também. Por isso, oferecemos um produto de excelente qualidade e ótimo custo-benefício”, afirma Lilian. 

Atenção ao consumidor

A proximidade com os clientes é uma das características de empresas que têm o atendimento humanizado. Saber ouvir o cliente pode significar a abertura de novas frentes. “Há tempos nossos clientes nos pediam por uma opção de balão de látex. Como somos reconhecidos pelo bom atendimento, produtos de alta qualidade e pioneirismo, não podíamos trazer qualquer marca, precisávamos de um balão de látex de qualidade equivalente ao nosso metalizado”, explica Alexandre Wilson de Souza, presidente da Megatoon do Brasil. 
Com esse conceito, a empresa se apoiou nos excelentes relacionamentos que têm com marcas como a Grabo para firmar parceria com a Gemar Balloons, indústria italiana com mais de 117 anos de tradição. A novidade foi apresentada na Expo Festas e Parques e a expectativa é a de que os balões já estejam sendo comercializados aqui até setembro. Uma das estratégias usadas para apresentar a marca para o público brasileiro foi trazer os instrutores másters da marca Roberta R. Pinto e Vincenzo Musto para o Snab.
Mas o leque de novidades da empresa não parou aí. Parceiros contribuíram com a decoração do stand com as apostas desse ano: pavão, Hollywood, chá de bebê em cores candy, decorações com os Globes, Square e Diamond 3d com destaque para o rosé gold, e balões exclusivos e divertidos para despedida de solteiro (a).
Os mais de 4.500 balões metalizados e 500 diferentes balões de látex são o resultado de um trabalho de relacionamento com as marcas internacionais Betallic, Flexmetal, Funny Fashion, Grabo e Gemar. “Temos a linha mais completa do mercado: do básico a itens exclusivos, que contam cerca de 40% da linha”, garante Alexandre. São muitas cabeças pensando juntas, o que aumenta a margem de acerto de cada lançamento. “Temos cerca de 17 engenheiros e designers trabalhando diariamente no desenvolvimento de novos materiais e estampas, o que resultou no lançamento de quase 500 novos produtos lançados na feira esse ano”, comemora. E garante: “Já temos mais novidades saindo do forno!”, finaliza.
 
Flutuabilidade

Os infladores para balões continuam sendo o carro chefe e principal produto da Bonus Infladores. O catálogo da empresa oferece hoje 10 diferentes modelos: do amador ao profissional. Outro item que identifica a marca são as telas para balões TDB. Também compõem a lista de produtos da empresa bases com água para arcos e kit de tubos para fazer os arcos de balões. “Todos foram criados por nós para facilitar os serviços do decorador e da mamãe”, explica Carlos Mette, sócio-proprietário. E a cada dia surge uma nova demanda que precisa ser atendida. Por isso, a empresa continua buscando inovar. 
Nesta edição da Expo Festas e Parques, a Bonus Infladores trouxe uma versão própria do gel para balões de gás hélio, o Flutua Balão. Colocado dentro dos balões de látex, garantem um tempo maior de flutuação, quando inflados com gás hélio. “É diferente do produto que já está no mercado”, garante Carlos. “Sua cor transparente, a viscosidade e o tempo mais prolongado dos balões flutuando”, explica.  
O público que conheceu o lançamento em primeira mão saiu ganhando, mas também a empresa foi surpreendida. “Na contramão do mercado de festas de um modo geral, achamos que essa foi a melhor feira de todos os tempos!”, comemora Carlos, que afirma que os visitantes estavam interessados em comprar, não apenas em conhecer. Uma boa surpresa!

Topo de bolo

Uma das empresas mais tradicionais do mercado de festas, a Plasteng, marcou presença mais uma vez na Expo Festas e Parques. Além dos novos modelos dos tradicionais balões metalizados, de látex, bubble e Plasbol, e cilindros de gás Hélio portáteis e acessórios, a empresa bombou com os bubbles de quatro polegadas. “Foi um sucesso!”, comemora Roberto Rosenberg, diretor da Plasteng. O kit para arco de metal desmontável Plasteng foi outro motivo de interesse dos visitantes no stand da empresa. Também a Plastifer, empresa coligada à Plasteng, apresentou sua linha de canudos 100% biodegradáveis.
Embora Roberto aponte queda no mercado desde 2014, ele demonstrou estar satisfeito com os resultados na Expo Festas e Parques. “Estamos felizes por podermos manter o negócio vibrante, com novidades, vendas e oportunidades para decoradores e lojistas alcançarem o sucesso”, alegra-se. Entre os visitantes, Roberto destaca novos e antigos clientes, decoradores e lojistas de vários Estados, com quem fortaleceu parcerias comerciais já existentes. 

Experiência 

No ano que marca nosso aniversário de cinco anos, a gente resolveu festejar participando mais uma vez da Expo Festas e Parques. Nosso conceito de comunicação foi criado pensando nas inúmeras possibilidades que a decoração oferece na hora de transmitir emoções. “A ideia original era a de criar uma experiência de liberdade no visitante e inspirar novas soluções em decoração de festas e eventos usando os lançamentos de cores, formatos e texturas”, comenta Márcia Landsmann, editora. O stand contou com as cores da moda, lançamentos de parceiros e banners da marca. “A linha de comunicação que seguimos procurou reforçar o sentimento de compromisso da revista com a melhoria contínua da decoração de festas e eventos, através da profissionalização do setor”, comenta Caio Catanzaro, diretor de arte. 
Com móveis exclusivos da Festite Locações, o stand ganhou balões São Roque e Pic Pic de forma irreverente pelas mãos da equipe Lulys Balões, de Campinas (SP). “A proposta pareceu simples, mas quando a Márcia me explicou sobre o movimento e a liberdade que queria transmitir, entendi e fiquei encantada porque por mais simples que seja a decoração, ela precisa ter uma intenção e uma razão”, lembra Kátia Moreira, que com sua equipe formada por Akemi, Kelma, Marcos, Melise e Sandra decorou outros dois stands nesse dia. “A Daliana, da Poá Poá Comemorações, nos convidou para fazer os balões do stand da Mara Móveis e Decorações; e a Greice, da Só Boleira, para desenvolver o projeto da Mayara Fernandes Party Trends”, lembra Kátia.
Novidades estavam em todos os detalhes do stand, como o bolo fake da bendito Unicórnio com topo de bolo bubble da Plasteng, e o balão de número gigante e econômico da Megatoon. E entre as atividades, destaque para um bate-papo com Etsu Flores, da Fantasia Balões (PR), e Liliane Pessoa, decoradora que teve sua festa na capa da edição 20. “Foram dias intensos, cheios de aprendizado e que vão repercutir nos próximos meses”, alegra-se Liliane, que participa da Expo Festas e Parques desde 2011. Em 2017, participou como palestrante do Snab a convite da Megatoon. “É impossível não amar um evento tão vibrante e colorido como este, que faz você perder a noção do tempo quando entra”, finaliza.
Tudo isso entre um brigadeiro e outro oferecido por Patti Galdino. Um dos momentos ápice que já é tradicional no stand da revista é o sorteio do inflador hobby, da Air Pump Balloons. O ganhador já levou seu equipamento no mesmo dia. Desejamos sucesso e que suas decorações venham parar na próxima edição revista!

Clique aqui e veja mais fotos e leia a Revista completa!