BLOG

Balões em Foco

No reino de Valentina

Comemoração para uma princesinha

Em Vitória, no Espírito Santo, Martina Raphael Gava e Bruno Gava queriam festejar o primeiro ano da filha Valentina com toda a pompa e circunstância de um evento real. Escolheram o buffet e marcaram a data: 4 de agosto, às 19h. “Caiu numa terça-feira, mas queria comemorar no dia em que ela nasceu”, justifica Martina. Como toda mãe, ela idealizou uma festa de sonhos, mas diferente da maioria das festas de crianças de um ano, metade dos convidados era criança. Dos 108 convidados, 50 tinham entre um e 12 anos. Por isso mesmo, o local eleito para a comemoração, o buffet Fanfarra, tinha que ter vários brinquedos para atender crianças de todas as faixas etárias até adultos, além de oferecer uma opção de menu com sabores de infância para os pequenos, como hamburguinho e algodão-doce. 


Só que a composição de uma festa digna de uma princesa é repleta de detalhes que fazem toda a diferença no resultado final. Sabendo disso, Martina não abriu mão dos balões – ou bolas, como são chamados em alguns lugares do Brasil. A mãe sabe que o trabalho de decoração com balões não é tarefa para amadores, principalmente quando se espera um resultado impecável, por isso buscou uma empresa com boas referências, a Sonho de Criança Festas Infantis. “Me indicaram, pesquisei, vi fotos, gostei e contratei os serviços”, conta. 
Uma coroa feita de balões na fachada, um cenário enorme em forma de castelo, centros de mesa, painéis e muitos, muitos balões pelo salão. Para criar o ambiente de sonhos, uma equipe de oito pessoas foi mobilizada durante dois dias. “A maior dificuldade desse trabalho foi ajustar tempo e organização para que cada fase do processo fosse feita da maneira correta”, conta Mariana Rehen, sócia da irmã Clarissa Pacheco Rehen e de Luciano Petronetto do Carmo, na Sonho de Criança. 


A empresa existe desde 1986, criada pela mãe Angela Maria Pacheco Rehen, somente em 1995 a Sonho de Criança Festas Infantis ganhou a primeira loja. Em 2000, a nova sociedade assumiu a administração da empresa. Para a festa de Valentina, a Sonho de Criança ficou encarregada, além da decoração com balões, da cenografia com mobília, tecido e montagem de mesa de doces, cenário da caixa de presente, cenário para as lembrancinhas e para a mesa principal, decoração de teto com um pingente de balões que parece um lustre e os balões de gás hélio que adornaram os centros de mesa. Como foi a primeira vez que Martina contratou a Sonho de Criança, ela confessa que ficou ansiosa pelo resultado. “Como caiu em dia de semana, conciliei o trabalho com duas visitas ao buffet enquanto montavam. Queria ver se ia dar certo!”, revela. E tudo deu certo e rápido, pois algumas peças são montadas com antecedência para facilitar a montagem da estrutura. Já a equipe responsável estava tranquila, pois este é um projeto que já haviam feito para festas de menino. “Facilita muito, foi só combinar novas cores, por isso estávamos seguros de que daria certo”, diz Mariana. “Apesar de que nunca um castelo é igual ao outro”, completa.
O castelo da Valentina não era só fachada. A estrutura em 3D tinha cerca de 9,5 metros de largura por 5,5 metros de altura e 5 metros de profundidade. Ele abrigava a mesa de bolo e de doces, além dos cenários típicos de um castelo, com estante, mesa, aparador e até trono de princesa. Quem entrava pela “porta” do castelo se via num mundo encantado, cheio de magia. “A carinha que a Valentina fez quando viu aquele castelo é indescritível!”, lembra a mãe. “Ela se encantou, queria pegar as bolas”, continua. E não foi só a pequena que gostou. “Todos elogiaram tudo porque tinham vários ambientes lindos, além da entrada e do banner na recepção”, orgulha-se a mãe que, apesar de ser engenheira, fez questão de criar com as próprias mãos alguns detalhes da festa.


Enfim foi mesmo uma festa de sonhos! Os convidados foram transportados para um mundo encantado, digno de uma princesinha. “Foi mágico pra todo mundo!”, conclui. E Valentina até cansou de tirar fotos , mas apesar da pouca idade, aproveitou bastante seu dia.

Leia esta e outras reportagens na revista digital Arte com balões.